Como os softwares de saúde contribuem para evitar glosas
Por Equipe Pixeon em 12 de janeiro de 2022Hospitais, clínicas e laboratórios ainda estão vendo uma parte considerável de suas receitas líquidas ser destinada à cobertura de glosas. Segundo a última edição do Observatório da Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp), as instituições perderam, em 2020, 4,10% de suas receitas com glosas. O dado é alarmante, uma vez que a redução de custos tem sido a meta de muitas organizações, como estratégia para manter suas atividades.
Portanto, é preciso mapear os faturamentos não recebidos ou recusados — assim como identificar, com precisão a razão dessas glosas —, para que a saúde financeira das instituições seja preservada. Em grande parte dos casos, as glosas são causadas por erros no preenchimento de dados de um atendimento, falhas técnico-científicas por parte dos profissionais e envio de documentos com informações faltantes ou equivocadas.
Mas como as instituições podem evitar as glosas e otimizar a gestão financeira?
[E-BOOK] Softwares para aumentar a rastreabilidade e o controle de dados
Ao implantar softwares de saúde para aumentar a rastreabilidade e o controle de dados, as instituições conseguem também gerir as glosas, identificando-as e descobrindo as razões para sua ocorrência.
De acordo com a sua origem, as glosas podem ser classificadas como administrativas, técnicas ou lineares, cada grupo com suas características e possibilidades de correção. Por isso, somente com o uso de softwares, como o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), e de sistemas de gestão, é possível administrá-las e reduzi-las.
Para explicar melhor como você pode aproveitar a tecnologia para não perder mais sua receita para as glosas, nós elaboramos um material exclusivo.
No e-Book “O fim da glosas: softwares para aumentar a rastreabilidade e controle de dados” falamos sobre:
- Origem e tipos de glosas;
- Tecnologias para rastrear e controlar dados;
- Ferramentas para uma gestão estratégica da saúde.
Baixe agora mesmo e veja como aumentar a eficiência da sua gestão financeira!
Deixe um comentário